LCDR

Compartilhar sua conexão de forma simples e com hardware modesto, é para isso que o Linux LiveCD Router se candidata...

Esta pequena porém audaciosa distribuição Linux promete compartilhar sua conexão de maneira rápida e prática, seja ela ADSL, Cabo, 3G, T1 (quem dera tivéssemos), Dial-Up, WiFi...

E tem mais, ela ainda se compromete a fazer balanceamento de carga... Se você tiver até 2 links de internet ela administra e você ainda pode fazer controle de prioridade para VoIP, limitar tráfego entre várias outras funcionalidades...

Tudo isso pode ser rodado diretamente do CD (livecd) e por USB Flash, ou seja, não é necessário nem um HD para você por esse monstrinho de 96MB!

Dentro desses 96MB você tem Firewall com NAT, controle de tráfego (QoS WonderShaper), servidor DHCP, SSH, OpenVPN...

A grande exigência dele é um computador dedicado para ele! Você vai ter que ter uma máquina com a seguinte configuração mínima: 486 Processor, 32 MBytes of RAM, CDRom Reader (or USB Flash Disk), 1 or more ethernet cards. NO hard disk required! (Um 486 com 32 de Ram, um leitor de CDRom ou Pendrive e 1 ou mais placas ethernet.) E vejam a ênfase no final: NÃO requer um HD!

Você pode baixar aqui o Linux LiveCD Router.

Estarei esses dias mesmo testando a distribuição na ONG Ceará em Foco: Antenas e Raízes e acredito que em breve poderei falar mais a respeito dessa "danadinha".