Bem, o escopo deste blog é mais voltado para tecnologia, com uma ou outra critica aqui e acolá, e também algumas coisas pessoais como viagens e afins...

Eu basicamente trabalho com Software Livre, mais especificamente na área de Inclusão, Consultoria e Segurança... Mas também trabalho com a parte de MetaReciclagem, tanto pessoalmente como também por uma ONG da qual faço parte, a Ceará em Foco: Antenas e Raízes.

Puxei o gancho da MetaReciclagem pois ela é a área mais próxima de responsabilidade ambiental que eu trabalho... Eu estive comentando essa semana com alguns amigos durante o CESoL sobre algo que eu procuro fazer anualmente, procuro plantar algumas árvores para tentar repor o que produzo de gás carbônico.

Para tanto, existem alguns sites de ONGs ligadas especificamente a este tema e ainda um portal chamado Planeta Sustentável da Abril. Nestes sites você pode ver várias informações, e o mais interessante são algumas calculadoras que auxiliam você a saber quanto você produz de CO2 e já calcula pra você a quantidade de árvores que você precisa plantar para repor esse dano causado por você no dia a dia. Essas calculadoras são bem práticas e levam em conta vários fatores, como: Consumo mensal de energial, combustível, gás de cozinha, viagens aéreas durante o ano... Este é o mais comum, mas existem outras calculadoras, inclusive voltadas para grandes empresas e ONGs especializadas em fazer esse levantamento e propor a compensação a estas...

Em média gasta-se 12 reais por muda (valores para pessoas físicas) em ONGs que já trabalhe com isso... O meu gasto, por exemplo, é de 12 mudas, o que daria 144 reais por ano...

Para alguns pode parecer uma preocupação desnecessária, mas considero bastante necessário. Inclusive eu comentava com o pessoal durante o CESoL que devido a minha necessidade de locomoção rápida e também a "qualidade" do transporte público em Fortaleza, fica inviável utilizar-se desse. Para tanto, procurei um meio de tentar pelo menos compensar esse mal.

Empresas que se interessarem pela idéia, procurem ONGs como a Iniciativa Verde e muitas outras que trabalham com a idéia do "Carbon Free".

No mais é isso... Evitar o desperdício e tentar compensar o que realmente foi necessário... É o conteito da neutralização de carbono... Já diria o ditado popular: "Muito ajuda quem não atrapalha".