Bem pessoal, o Python é uma linguagem que a cada dia se torna mais popular, muito provavelmente pela sua facilidade, seus recursos de OO e também pela organização do código que preza muito pela indentação, o que facilita muito a vida de quem vai dar continuidade em um projeto.

Pensando nisso, resolvi criar este post que é para um procedimento simples mas que ajuda um pouco quem está começando agora.

Enfim, chega de papo e vamos por a mão na massa!

Você deve primeiramente ir em no menu "Ferramentas" do seu Netbeans, depois clique em "Plug-ins" e com isso a nos depararemos com a janela abaixo.

Agora clique na aba "Plug-ins disponíveis" e procure por "Python". Ao selecionar, você verá algumas informações sobre o plug-in, o "jython Distribuition" deverá ser instalado também, caso você queira, pode instalar o pacote de exemplos de projetos Python/jython, instalarei o "Sample Pyton/jython Projects" também. Agora basta clicar em "Instalar", observe que ao lado do botão de instalar você verá o tamanho da sua instalação.

Aparecerá um instalador bem simples, inicialmente ele listará os plug-ins que você selecionou para instalação, depois o Contrato de Licença, após lido o contrato e caso você aceite os termos, marque a check box afirmando isso e clique em "Instalar" e o instalador do Netbeans irá baixar e instalar os plug-ins...

Após baixar e instalar o(s) plug-in(s), o instalador vai perguntar se você quer ou não reinicializar o Netbeans, obviamente para que as configurações tenham efeito, você vai ter que reinicializar, mas caso esteja fazendo algo na IDE, marque que quer reinicializar mais tarde, salve seus arquivos e reinicialize manualmente.

Agora você já pode ir em "Novo Projeto" e entre as opções, estará disponível o nosso querido "Python".

Agora você já pode começar a desenvolver para Python no Netbeans! Como não poderia deixar de ser, a foto do nosso primeiro programinha no Netbeans com Python... Vejam a complexibilidade da linguagem para fazer o tradicional "Ola Mundo!" Hehehe

É isso aí pessoal, bem simples mesmo de fazer e espero que com isso possa ajudar o pessoal que está começando agora, para ver as imagens em tamanho real, basta clicar nelas...

Se você usa Eclipse, você pode acessar este post, que mostra como instalar o Pydev no Eclipse, post muito bom e muito didático feito pelo kalib. Inclusive foi esse post dele que me motivou a postar este para Netbeans, apesar de normalmente eu usar o Eclipse mesmo.