Bem, muito oportunamente, durante a copa do mundo, saiu o resultado do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). Oportuno pois não há um mascaramento melhor no país do que o Futebol.

Para ser direto ao ponto e voltarmos todos a apreciar a copa do mundo de futebol na África, que não tem a menor ideia do que fará com os elefantes brancos estádios após a copa, a Cidade de Fortaleza está entre os 14 piores alfabetizadores do Estado do Ceará.

Vendo hoje uma reportagem no O Povo (que pasmem, não era sobre a copa), vi esse levantamento, que é feito anualmente. E até serviria de consolo se fosse por conta da melhora das outras cidades do estado, eu estaria até feliz nesse momento, mais do que se a Argentina tivesse perdido, mas não. Segundo a reportagem do O Povo, Fortaleza atingiu uma média de 118,5. Você me pergunta se essa média é ruim... Eu lhe digo que são 111 pontos abaixo da cidade que teve o melhor desempenho (O nome da cidade é Deputado Irapuan Pinheiro), daí você me responde se é ou não ruim... No ano anterior Fortaleza obteve uma média de 122,3.

No que reflete isso? Menor repasse de verba para a educação. Mas ninguém precisa se preocupar, ainda haverá reveillon, telão pra copa e shows. A verba vem de outra secretaria e essa aparentemente é bem mais competente... Deve ser a mesma que cuida da assessoria de imprensa e marketing e faz com que esses resultados saiam numa época onde qualquer notícia que não tenha "Seleção Brasileira" vá para a lixeira.

Fico realmente decepcionado com isso, não só pelo desempenho da capital ter caído, mas com o fato de oportunamente isso ser divulgado durante a copa do mundo, quando a grande maioria do país está entretida... É mais uma notícia que vai passar em branco... É prova que nem toda a prefeitura de Fortaleza é incompetente. A assessoria de imprensa e o setor de marketing da Prefeitura funcionam muito bem, mascarando os fatos relevantes para a população... Enfim, vamos todos ao aterrinho hoje assistir o jogo do Brasil, quem liga pra essa coisa chamada "educação"?

Entre as explicações da Prefeitura está: "A quantidade de alunos". Então devemos partir do princípio Cidades como: Curitiba, Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro... Tem educação tão ruim quanto a de Fortaleza?

Quer frescar fresque, mas não fique frescando não...